Método de diagnóstico por imagem avançado e preciso
A ressonância magnética é uma método de diagnóstico por imagem muito útil no diagnóstico de doenças.
As imagens obtidas são de alta definição e permitem a identificação de lesões de naturezas diversas nos diferentes órgãos do paciente.
É um exame que não utiliza raios- X para obtenção de imagens, sendo possível de ser realizado com frequência em gestantes e crianças.
Os equipamentos de ressonância magnética possuem um campo magnético que alinha os prótons dos átomos de hidrogênio dos diversos tecidos do corpo humano. O aparelho emite um pulso de radiofrequência que faz os prótons se movimentarem e, com isso, emitirem uma corrente elétrica.
A detecção dessa corrente gera um sinal, que é o responsável por produzir a imagem do exame. O nível de detalhamento da ressonância é tamanho que qualquer variação na posição do paciente interfere na qualidade da imagem final. Por isso, é preciso que o paciente permaneça o mais imóvel possível durante todo o processo de aquisição das imagens.
É um exame não invasivo e indolor. No entanto, alguns pacientes podem sentir desconforto, já que é preciso ficar alguns minutos na mesma posição dentro de um equipamento parcialmente fechado.
Durante a execução do exame, o uso de protetores auditivos alivia o incômodo causado pelo ruído que o aparelho emite.
Um dispositivo (campainha) fica o tempo todo ao alcance do paciente, para chamar o técnico em caso de desconforto ou qualquer problema.
Em alguns casos poderá ser necessário a aplicação de contraste por via intravenosa para melhor visualização das lesões ou estruturas. A substância utilizada é o gadolínio, que raramente causa alergia ou efeitos colaterais.
A administração ou não do meio de contraste será indicada pelo médico radiologista junto com a equipe médica que acompanha o paciente em todas as fases do processo, e dependerá da concordância do paciente ou familiar responsável.
Modo de preparo:
Aconselhamos os pacientes a chegarem com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.
É muito importante que você notifique nossa equipe de recepcionistas no momento da chegada, elas te orientarão sobre a entrevista.
Os exames de Ressonância Magnética serão sempre acompanhados de uma entrevista prévia, realizada por uma integrante do corpo de enfermagem.
Nesse momento você deve relatar os motivos que levaram a realização do exame, como considerações de outros médicos, sinais e sintomas, medicamentos em uso, cirurgias ou tratamentos prévios.
Algumas condições impossibilitam a realização da ressonância magnética visando a segurança do paciente. Pacientes portadores de marcapasso, implante coclear e clipe de aneurisma de cirurgias realizadas até 1995 deverão informar no momento do agendamento.
A preparação para o exame inclui a retirada de todo e qualquer tipo de objeto de metal.
A Clínica ARO disponibiliza um ambiente privado, equipado com armários, para que você possa deixar seus pertences trancados e seguros enquanto realiza o procedimento.
A clínica só se responsabiliza por objetos que estejam trancados no armário.
Informações Importantes:
- O paciente, com o pedido médico em mãos, deve marcar o exame por telefone ou whatsapp.
- Todos os pacientes devem trazer os exames realizados anteriormente
- O exame só será realizado mediante apresentação do pedido
- Todos os pacientes devem chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência munidos do pedido médico original, RG e CPF.
- Pacientes que possuem plano de saúde devem trazer a carteirinha do convênio.
- Pacientes menores de 18 anos devem vir acompanhados do legal.
Pós-exame:
Após o exame o paciente pode voltar a rotina de modo habitual.
Nossa equipe estará sempre à disposição para sanar qualquer dúvida.
O laudo costuma ser emitido alguns dias após a realização do exame.